segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ambrósio Amorim - Artista Plástico


AMBRÓSIO AMORIM

Nascido em Codó em 1922, Ambrósio Amorim foi contemporâneo de Antônio Almeida e também um dos integrantes da Movelaria Guanabara, importante ponto de encontro de intelectuais da década de 40. Teve seus trabalhos expostos pela primeira vez em 1946; em 1947 participou do 2º Salão Artur Marinho, sendo o segundo colocado na premiação; para aperfeiçoar seus estudos nas artes plásticas, viajou para o Rio de Janeiro onde residiu por vários anos e estudou na Escola Nacional de Belas Artes.
De volta São Luís deu continuidade ao seu trabalho tendo como referência a paisagem urbana da capital e dando destaque a personagens da periferia da cidade. No final da década de 70 passou a integrar o corpo docente do Centro de Artes e Comunicações Visuais do Estado (Cenarte) – atual Centro de Criatividade Odylo Costa Filho – onde lecionou pintura a óleo. Dentre suas criações, destaca-se a logomarca do maranhensíssimo Guaraná Jesus. Morreu em 2003 aos 81 anos.

Fonte: ARTE DO MARANHÃO 1940-1990. Banco do Estado do Maranhão. São Luís, MA, 1994.

14 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esta postagem. Eu conhecia Ambrósio Amorim, morava em frente a sua casa, na Rua do Poço, que hoje recebe seu nome, Rua Ambrósio Amorim. Sinto sua falta, foi um ótimo amigo na minha infância, por diversas vezes o vi pintando alguns de seus quadros. Ficava impressionada com a qauntidade de pinceis que ele usava.
Parabéns pela postagem. É bom que outras pessoa conheçam um pouco mais do artistas maranhenses!

Unknown disse...

Somos gratas a postaggem sobre o Ambrósio. Particulamente não conheciamos nada a seu respeito. A partir de um trabalho de escola é que nos foi possivel saber da existencia desse grande artista e mais, que ele é maranhense.

Ranny e Marina

Unknown disse...

Ele era meu Tio Avô Não conhecia as obras dele ainda... Estou muito orgulhosa de ter um artista como ele na família !!1

Unknown disse...

Grande pintor e pessoa, tive a honra de tê-lo como mestre...

Anônimo disse...

Tudo bem? Comprei um quadro de 1963 assinado A.Amorim. Tem quadros com essa mesma assinatura no mercado livre,poderia me dizer se seu tio avo assinava seus quadros assim? Há pouquíssima informação. Obrigado

Anônimo disse...

Olá,poderia me dizer se ele assinava os quadros como A.Amorim? Adquiri umm quadro,queria me certificar se foi pintado por ele em 1963. Obrigado!

Anônimo disse...

Conheci e convivi pessoalmente com ele por muitos anos e em toda a minha vida nunca conheci ninguém como ele, generoso, bondoso, ajudava a todos sem esperar nada em troca. Era uma pessoa pura de coração, daquelas que já não existem mais. Era integro e honesto, não possuindo nenhum tipo de ambição. Amava a pintura e acima dela estava somente Deus. Amava ensinar aquilo que amava. Sinto saudades!!!

Anônimo disse...

Ele assinava somente Amorim e pintava principalmente o dia a dia do povo maranhense.

Unknown disse...

Ele era meu avô, não pude conhece-lo.

Unknown disse...

Eu tive o prazer de conhcelo e aprender algumas coisas com ele na casa do artesão conheci ele e s familia e freqüentei a mesma igreja que ele

celia jorge dino cossetti disse...

Meu amigo particular. Tenho algumas obras dele. Uma muito especial dedicada a mim e ao meu marido. Um ser humano especial que com certeza está pintando o 7 no firmamento. Saudade de você, Ambrósio.

Anônimo disse...

O quadro q tenho, é uma senhora numa casa humilde, abraçando a neta. Lindíssimo, tem toda a temática de ser dele. Ano 1964

Anônimo disse...

Parabéns Célia, eu tenho um quadro assinado AAmorim acho q é obra dele. Lindíssimo.
https://twitter.com/soulironic/status/1699611436169724348?t=hgA3D2qfGR_s-Pc25Rpevg&s=08

Aline Maressa Amorim Silva disse...

Olá me chamo Aline Amorim, segundo minha mae ele era tio avo dela, gostaria de saber mais informações sobre ele, endereco, familiares como filhos e esposa se alguem tiver o contato com eles eu e minha familia seremos muito gratos, meu contato é 21 986154054